PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 15297 > HOMENAGEM CORREIOS LANçA SELO EM HOMENAGEM AO POETA DO AR JúLIO CéZAR RIBEIRO DE SOUZA

HOMENAGEM

Correios lança selo em homenagem ao poeta do ar Júlio Cézar Ribeiro de Souza

Publicado: 2013-06-14 12:42:14

A Diretoria Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos realizou na manhã desta sexta-feira, dia 14, no Aeroporto Internacional de Belém, o lançamento do selo personalizado em homenagem aos 170 anos de nascimento de Júlio Cézar Ribeiro de Souza, poeta, jornalista, professor e cientista paraense que, em meados do século XIX, revolucionou a aviação mundial com a descoberta da dirigibilidade dos balões.

O evento contou com a presença do Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, do bisneto de Júlio Cézar, Eurico Bentes, do pesquisador e professor Dr. da UFPA, Luis Bassalo Crispino, e autoridades civis e militares do estado.

Nascido na freguesia de São José do Acará em 13 de junho de 1843, Júlio Cézar conquistou o reconhecimento mundial com seu invento, unindo características do balonismo, da aviação e da observação natural de pássaros planadores. Seu invento representou uma revolução na navegação aérea, recebendo o aval do maior centro científico da América do Sul, o Instituto Polítécnico Brasileiro, e teve seus projetos patenteados no Brasil, França, EUA, Alemanha. Inglaterra, Rússia, Portugal, Bélgica e Áustria.

Ciente da importante contribuição deste paraense para o desenvolvimento da humanidade, foi idealizado o selo “Júlio Cézar Ribeiro de Souza – 170 anos do poeta do ar” como uma homenagem justa e merecida a um dos maiores gênios brasileiros, que passa agora a integrar o acervo iconográfico, bibliográfico e histórico dos Correios, bem como coleções de filatelistas em todo o mundo.